sexta-feira, 27 de maio de 2011

Depeche Mode: the Martin Luther Kings of Synthpop



A canção People Are People editada há 27 anos em 1984, teve uma importância maior na época, do que aquela que certamente Martin Gore imaginou que poderia ter quando a compôs. Esta é pelo menos a conclusão que tira Scott Creney,um conhecido "blogger" norte-americano de música e não só, num "post" publicado na semana passada no seu blog Collapse Board sob o enigmático titulo:

Depeche Mode: the Martin Luther Kings of Synthpop

O autor explana a sua teoria, baseando-a em alguns fatos históricos, citando algumas frases da canção, e termina mostrando que os atuais Estados Unidos multi-raciais do presidente Obama e da poderosa "entertainer" Oprah, devem um agradecimento aos Depeche Mode, que conseguiram contribuir mais para isso do que o Bono do U2.
Para que tirem as vossas próprias conclusões aqui fica a nossa tradução exclusiva deste curioso artigo:

É reconhecido pela maioria, que há 3 momentos importantes fundamentais na história das relações raciais nos Estados Unidos: a primeira sendo a Lei de Emancipação e Libertação dos Negros proclamada pelo presidente Lincoln em 1863, a segunda sendo a Lei dos Direitos Civis de 1964 que criminalizou a discriminação racial, e a terceira foi a edição norte-americana em 1984 do single People Are People dos Depeche Mode. Editado no periodo áureo do patriotismo da era do presidente Ronald Reagan, o primeiro single de sucesso dos Depeche Mode nos Estados Unidos, e que atingiu o 13º lugar do top de vendas da Billboard, obrigou os americanos a retroceder na sua histeria Rambo/Springsteen/Olimpico-alimentada, e parar para pensar por um momento na sua humanidade e na humanidade dos que os rodeavam.

People are people so why should it be,
you and I should get along so awfully?

A pergunta original de Martin pode ter sido apenas retórica, mas para uma nação que apenas 20 anos antes tinha permitido aos seus cidadãos negros o direito de votar livremente, e usar as mesmas casas de banho que os cidadãos brancos, a pergunta tinha um significado mais profundo.

I can’t understand what makes a man hate another man.

E apesar das evidentes diferenças entre os membros dos Depeche Mode e o americano comum, diferenças que iam da moda, a tendências sexuais, cidadania e gel de cabelo, as considerações feitas em People Are People não cairam em esquecimento. O single foi editado nos Estados Unidos a 11 de Julho de 1984, apenas uma semana depois do aniversário da América. Dois meses depois o programa The Cosby Show faz a sua estreia, sendo a primeira vez que na história da TV americana uma familia negra da classe média era a estrela do seu próprio programa. A nação, ainda inspirada pela mensagem de inclusão dos Depeche Mode, fez daquela familia negra a sua familia, e o programa tornou-se o mais bem sucedido dos anos 80.

Créditos: Luis Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário