terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Emerson Paiva, fala sobre os shows do DM em Paris...

Confira aqui, uma resenha feita pelo nosso amigo Emerson Paiva, sobre os shows que ele viu em Paris, em janeiro, da Delta Machine Tour... 






Olá amigos Devotees, 

Estou aqui para poder dividir com vocês um sonho que durou por mais de duas décadas:  Assistir ao Depeche Mode na Europa.

Foram duas apresentações em Paris (nos dias 29 e 31 de Janeiro de 2014)

O show do dia 29.01. - De cara o primeiro impacto: a chegada à Bercy! simplesmente emocionante estar ali no Palais Omnisport de Bercy (palco do clássico DVD One Night in Paris).

Tive o privilégio de ser um dos primeiros a chegar. Na minha frente tinham pouco mais de 100 pessoas. Me senti numa verdadeira "vigília", já que cheguei com quase 4 horas de antecedência a abertura dos portões. Tendo que suportar uma temperatura cuja a sensação térmica beirava a zero grau.

Assim que entrei na fila fui literalmente "carimbado" no pulso com a logo da arena, para controle dos seguranças que tentavam inibir que uns segurassem o lugar para outros. Por esse motivo, só consegui me encontrar com os amigos brasileiros Denis Yoshio, Ronaldo Mendes, Cleuber Nunes e Daniel Dresch dentro da Arena. 

Com a abertura dos portões corri para comprar alguns itens oficiais (para não ficar na mão como aconteceu no show de Buenos Aires em 2009, que esgotaram rapidamente). Eram camisas, Xícaras, Posters e o tão desejado Tourbook.  Dali fui direto para pista  conseguir um bom lugar próximo ao palco.

Parecia inacreditável ver todo o aparato de luz e som sendo preparado bem ali diante dos meus olhos !  Os teclados, microfones, as guitarras e o telão com o formato dos Deltas há poucos metros de mim!

Naquela altura era quase impossível suportar  tamanha excitação. Meu coração parecia que iria sair pela boca !

Ficamos há poucos metros do palco bem ao lado esquerdo (na direção dos teclados do Martin Gore!). Faltava pouco, mas ainda tivemos que assistir ao show de abertura da banda Feathers.

Até então, o público que estava em Bercy parecia indiferente, e isso me deixou apreensivo. Pois para uma banda como o Depeche, que só na Delta Tour já havia tocado na França por quase 10 vezes, tudo ali parecia rotina e sem novidades para os fãs.

Mas eu estava enganado (ainda bem!), quando as luzes da Arena se apagaram, a frieza do público logo se transformou em euforia. 

Na medida que cada um deles foi entrando, os fãs deliravam! Peter e o Christian logo partiram para suas posições. O Martin naquele estilo sempre "na dele" agradecia ao público. O Andy mais desembaraçado também acenava. Mas a sensação mesmo se concentrou no Dave! Vestindo um paletó prata ele entrou dando vários rodopios pelo palco!

As músicas:

 A intro com "Welcome to my World" - o clima ideal para abertura o show.  Nessa hora minhas pernas começaram a fraquejar. Martin fazendo  backing  vocal num tom mais grave é um deleite para os ouvidos.

Dave gesticula, faz graça e enlouquece os fãs . A plateia sempre atenta interage cantando a letra na ponta da língua. 

"Angel" - tem uma pegada bem rock n' roll que funciona bem ao vivo ! Os efeitos e distorções da guitarra de Martin Gore são de arrepiar! Na segunda parte a musica ganha mais ritmo e Christian enfurece na bateria! 

O clímax com "Walking in My Shoes" - A platéia veio abaixo. Sempre entro em cártase com essa música ao vivo! (minha alma parece desprender do corpo e purificar). A banda se entrega nesse momento! É  algo de outro mundo.

A projeção dos cachorros em "Precious" - é o momento mais sublime! A melhor ideia já concebida por Anton Corbjin (designer da banda) nos últimos anos! A letra se encaixa perfeitamente a concepção do vídeo. Fui as lágrimas nessa hora !

Efeitos de luz em "Black Celebration" - falar do que sentimos quando ouvimos os primeiros acordes de Black Celebration, pode até soar clichê (mas é foda pra caralho!!). Cinco projetores gigantescos descem do teto do palco, como verdadeiras naves espaciais (fui abduzido literalmente nesse momento). 

"Should be Higher" incendeia Bercy! - e como os vocais do Dave nos impressiona nessa música! Acredito que nunca antes ele tenha alcançado notas tão altas  em toda carreira do Depeche Mode! O mesmo acontece com a beleza da projeção (labaredas de fogo cruzam o palco indo para todos os lados!). Uma pena que não tenha ocorrido em Bercy o tal anel de fogo 360°, (uma tela de led) que percorre de ponta-a-ponta toda a lateral das arquibancadas como nas outras apresentações da winter leg.

"Policy Of Truth" - É a terceira tour seguida que essa música  faz parte do set list principal dos shows. Mas não é difícil entender a razão disso. Todos cantam e dançam muito ao som desse grande hit do álbum Violator !

"Slow" com Martin Gore - Confesso que de inicio torci o nariz para essa versão de Gore e Gordeno nos teclados. Mas bastou sentir a força e a beleza dos vocais aliado ao "feeling do blues" para ficar hipnotizado ! A Plateia aplaudiu bastante !!(surpreendente e a melhor da noite !!).

"But Not Tonight" - Outra do duo Martin & Peter. Mais uma daquelas imaculadas canções revisitadas em versão acústica.  Subestimada por muitos fãs (inclusive eu). Martin Gore consegue transpor toda beleza. Um clássico ao vivo!

"I'm in Heaven" - Outro extraordinário trabalho de Anton Corbjin na Projeção (consegue fácil superar o vídeo original). Heaven é soturna, e o tipo de canção que vai nos conquistando aos poucos (uma das mais belas do Delta Machine). Destaque para a guitarra e o backing vocal de Martin. (impecável!!)

"Behind The Wheel" - Tudo que um fã espera num show do Depeche Mode ! Mesmo que já tenha perdido muito dos timbres originais de teclado (uma heresia cometida por Gordeno), não dá pra ficar sem ela.

"A Pain" - Ganhou agilidade nessa nova versão extraída do remix de "Jacques Lu Cont". É uma das poucas (se não a única), dessa safra de singles mais recente, que "repaginada" consegue fazer os fãs dançarem a exaustão.

"A Question of Time" - é a faixa que menos ouço no  Black Celebration. Só começou a chamar a atenção com  a inclusão da guitarra e bateria nos sets ao vivo. A partir daí transformou-se no hit indispensável nas apresentações da banda. Um grande momento em Bercy!

"Enjoy The Silence" - Dispensa apresentações ! As meninas contorcionistas formando "deltas" no telão  chama bastante a atenção (e para nossa surpresa não são fotografias, elas ficam em movimento durante toda a música). A interação da banda com o público é um espetáculo à parte! Volta e meia eu me beliscava e dizia: não é um sonho (eu estou aqui!!) 

"Reach out and Touch Faith" - a expectativa criada com os primeiros acordes de guitarra explode com uma vontade louca de pular sem parar ! É isso que acontece em Personal Jesus ! Nessa hora Martin Gore chega o mais aproximo que pode dos fãs, explorando todos as notas da  guitarra ! (outro momento: me belisca eu não estou sonhando!) 

"Shake the Disease" -  Mesmo com Martin Gore se superando e cantando cada vez melhor, insisto em dizer que prefiro essa música na versão original.

"Halo" - A Atmosfera soundtrack da versão Goldfrapp se encaixa "como uma luva" as imagens do telão (filme com aspecto noir, quase um curta metragem). Corbjin mais uma vez acertou em cheio. Dave dá espaço para a plateia se entreter com a história da Devotee que carrega uma aureola no formato de um Delta.

"Just Can't Get Enough" - Outra música que está longe de ser uma das minhas prediletas. Mas tenho que dar o "braço a torcer" que ao vivo o Dave "se faz" com essa canção. É o momento mais descontraído e animado do show.  

"I Feel You" - Outra grande impacto visual no telão. Destaques para a capa do vinil de SOFAD, dividindo a tela (sempre na forma de deltas) com o DJ e a sombra de uma dançarina.

"Never Let Me Down" - Não dá pra imaginar um show do dm sem essa música! Certamente é o grande momento da apresentação deles ! Difícil era admitir que já estava chegando ao fim. Tudo aconteceu de forma tão especial que perdemos a noção do tempo. O que me consolava era saber que ainda nos restava mais uma apresentação.

 Show do dia 31.01 -  Ao contrario do primeiro show não conseguimos chegar tão cedo, mas mesmo assim garantimos um bom lugar !!

A surpresa da noite estava com a presença da nossa amiga "Laís Medeiros" que conseguiu de ultima hora conciliar a agenda de férias para nos fazer companhia, e delirar com a segunda apresentação em Paris.

Tudo já soava de maneira nostálgica. E tal sentimento contribuiu para deixar  o publico ainda mais animado que no primeiro dia.

Quando o show começou a Laís não se aguentava de tanta emoção. Eu e Denis tentávamos falar algo com ela, mas nossa amiga devotee entrou em transe (era somente ela e o Depeche Mode no Palco !!). 

"In Your Room" - foi a primeira grande surpresa da noite! Na versão Zephir Mix, Martin nos brindou com novos arranjos para o solo de guitarra.

"The Child Inside"-  Com uma melodia gótica e profunda, e uma das grandes interpretações de Martin Gore. A plateia em peso ficou em silencio apreciando o tom fúnebre contido na letra . 

"Blue Dress" - A melhor da noite! Ninguém esperava por essa canção!  A plateia em peso cantou  junto !

"Somebody"- Outra surpresa. Todos acompanharam "Gore" do inicio ao fim. 

Foi ótimo ter uma segunda chance e rever todas as outras músicas do set principal. Prestar atenção nos detalhes que sempre passam despercebido.

O Tom da noite era mesmo de despedida. Fiz alguns vídeos no inicio de cada canção, citando o nome de alguns amigos devotees que gostaria muito que estivessem ali comigo.

 A banda estava totalmente entregue ao publico ! Me impressionava a todo instante o clima de total interação com o fãs e entre eles mesmos ! 

A sensação era de sonho mais que realizado! Foram meses de ansiedade e incertezas, uma vez que toda a viagem foi decidida há pouco tempo dos shows. Mesmo com o valor dos ingressos 3 vezes mais caros, valeu cada centavo. 

Gostaria de agradecer a todos os meus amigos que desde o inicio me incentivaram para que não desistisse desse sonho ! 

Um abraço à todos e até a próxima ! 



Confiram o vídeo de "Somebody" gravado pelo Emerson em Paris.

http://www.youtube.com/watch?v=Mk6_D9XEnv4

Amigo: obrigado pela lembrança, fiquei muito contente e emocionado.... 



Publicado por Jeanbong13 Campagner / depechemode.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário