domingo, 20 de abril de 2014

Sounds Of The Universe - 5 anos!



Sounds of the Universe é o décimo segundo álbum de estúdio da banda inglesa Depeche Mode, lançado em 20 de abril de 2009, produzido por Ben Hillier, com participação especial do baterista Christian Eigner e mixagem de Tony Hoffer.2

Contrariamente ao seu trabalho de quatro anos atrás Playing the Angel, considerado um álbum menos eletrônico do que os seus predecessores, este marca um retorno às raízes eletrônicas, sem deixar de lado uma de suas marcas mais presentes desde Songs of Faith and Devotion: a utilização de guitarras e a experimentação com outros ritmos, como o caso do country na música "Hole to Feed", (de autoria de Dave Gahan juntamente com "Come Back" e "Miles Away/The Truth Is"), o blues e até mesmo a bossa nova da balada "Jezebel". O próprio nome do álbum evoca essa pluralidade de ritmos e sons.

Uma das características marcantes dos álbuns do Depeche Mode é o estranhamento à primeira audição, fruto da densidade, complexidade das melodias e ambientações e do caráter único de suas canções. E este segue esta mesma linha, tornando-se mais interessante quanto mais é tocado e compreendido. Utilizando baterias eletrônicas e teclados analógicos vintage, este trabalho reflete um certo saudosismo do compositor Martin Gore pela sonoridade dos anos 80, mostrando que mesmo após 30 anos, o Depeche Mode continua se reinventando e se atualizando, mas sempre imprimindo um estilo constante e coeso.

Destaque para "Hole to Feed", "Peace", "Corrupt" que mantém a marca sombria da banda, "Fragile Tension", "Miles Away/The Truth Is" com a sua batida inspirada em blues e "Wrong", com o seu estilo inovador e soturno, cujo clipe causou furor ao mostrar o desespero de um homem amarrado e preso a um automóvel desgovernado. Destaque também para a consolidação do talento e inventividade de Dave Gahan como compositor, tal clipe foi reprimido em vários lugares. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário