segunda-feira, 19 de março de 2012

Violator - 22 anos!!!






Violator é o sétimo álbum de estúdio do Depeche Mode, lançado em 19 de março de 1990, produzido pela banda em parceria com Flood, que já produziu álbuns como o The Joshua Tree, do U2.

Esse disco é lembrado como a obra-prima da banda, um dos mais importantes da música eletrônica e um dos melhores da história, com uma variedade de músicas muito bem aproveitada, arranjos diferentes e inspirados com uma composição sólida de ambas letras e harmonia.

O álbum foi a maior de todas as transformações sonoras da banda, abandonando o synthpope samplers dos anos 80 e se dedicando a sintetizadores analógicos em prol de uma espécie de "Rock eletrônico dançante", que posteriormente seria chamado de synthrock. Entrementes, é um dos mais influentes álbuns do Depeche Mode, inspirando bandas comoPet Shop Boys e Smashing Pumpkins.

Nunca um álbum de música eletrônica havia causado tanto frísson e alcançado tamanha popularidade assim desde Music for the Masses (também do DM) e Power, Corruption and Lies do New Order. Todos os seus singles fizeram um enorme sucesso e se tornaram clássicos instantâneos do grupo. É um álbum chave na história da música eletrônica, já que no mesmo ano a dance music explodiria no mundo todo, com Depeche Mode quase pastoreando o fenômeno.

O álbum estreou em 7° lugar na Billboard 200, com uma noite de autógrafos marcada para o dia do lançamento em uma livraria em Nova York. Porém, mais de 17.000 fãs apareceram, 10 vezes mais que o esperado; logo o evento teve que ser cancelado.

Vendeu 13,5 milhões de cópias de acordo com cálculos atualizados feitos pela gravadoraMute Records (é triplo platina tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido)[carece de fontes] e recebeu uma versão remasterizada, incluindo DVD com vídeoclipes e documentário em 2006.

Este álbum é mencionado no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
[editar]Singles

"Personal Jesus" virou uma mania no mundo todo e é constantemente colocada entre as melhores de todos os tempos, como um importante single, best-seller e uma faixa de ótima qualidade. Tem uma batida country, energia contagiante e fortíssima composição.

O mega hit do álbum, na verdade, é "Enjoy the Silence", uma das mais populares músicas (senão a mais popular) do Depeche Mode e colocada como uma das rainhas da música eletrônica, ao lado de "Bizarre Love Triangle" do New Order, "Robots" do Kraftwerk e "West End Girls", dos Pet Shop Boys. Com sua bela melodia e emoção, entrou pro Top 10 naBillboard US Hot 100 e liderou rádios alternativas por três semanas consecutivas.

"Policy of Truth", uma das mais dançantes, elogiadas, preferidas da banda e bem vendidas do álbum também fez um sucesso enorme nas rádios alternativas e pistas de dança, quase liderando ambas simultâneamente. Entrou pro Top 20 na US Hot 100 e liderou rádios alternativas por uma semana.

"World in My Eyes" também é lembrada com carinho por fãs e integrantes, por causa da sua batida criativa e letra fácil de entender. É claramente uma faixa feita para dançar.


Faixas

Todas as canções escritas e compostas por Martin L. Gore.

Edição standard # Título Nota Duração


1. "World in My Eyes"  4:26

2. "Sweetest Perfection" Faixa interpretada por Martin Gore. 4:43

3. "Personal Jesus" 4:56

4. "Halo" 4:30

5. "Waiting for the Night" 6:07

6. "Enjoy the Silence" "Interlude #2 – Crucified" – 1:52 (começa em 4:21) 6:12

7. "Policy of Truth" 4:55

8. "Blue Dress" Faixa interpretada por Martin Gore. "Interlude #3" – 1:23 (começa em 4:18) 5:41

9. "Clean" 5:28

Duração total: 47:02 








Nenhum comentário:

Postar um comentário